segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Síndrome de Estocolmo na Rocinha.

Ler é preciso. Diferentemente "deles", não sofro de leitura seletiva, doutrinária, militante. Leio, apenas. Da esquerda para direita, diga-se de passagem. Afinal, não estamos no Japão... nem na China.
Fui eu então - sem nenhuma surpresa - dar mais uma passada pelo blog chapa branca 'Carta Maior' (porque a PiG afiada do PH está difícil de engolir. É o supra sumo do lixo). 
Mas esse blog também é ruim, ruim demais. Ler um Emir Sader (sociólogo e cientista político graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em filosofia política e doutor em ciência política por essa mesma instituição) é tarefa de muita paciência. Os títulos e cátedras não amenizam nada. Aliás, títulos como condição imprescindível de intelectualidade tirariam de squid sua "genialidade" e autoridade. Portanto, mantenhamos squid como "gênio" e o Dr Sader como um perfeito idiota. Faz mais sentido.
Bem, mas o que importa é o que vi reproduzido no site (fonte: http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2011/11/meu-encontro-com-nem.html - a revista Época quando denuncia é do PiG, mas quando acharem que é favor, ai "pooode") e compartilho abaixo:
__________

O TRAFICANTE  DA ROCINHA  E O BRASIL DE LULA

"...a UPP não adianta se for só ocupação policial. Tem de botar ginásios de esporte, escolas, dar oportunidade. Como pode Cuba ter mais medalhas que a gente em Olimpíada? Se um filho de pobre fizesse prova do Enem com a mesma chance de um filho de rico, ele não ia para o tráfico. Ia para a faculdade... (Lula)  é quem mais combateu o crime, por causa do PAC. Cinquenta dos meus homens saíram do tráfico para trabalhar nas obras. Sabe quantos voltaram para o crime? Nenhum. Porque viram que tinham trabalho e futuro na construção civil" (Antonio Francisco Lopes, o 'Nem', chefe do tráfico na Rocinha, em entrevista a Ruth de Aquino, antes de ser preso  na última 4ª feira; Época) 
(Carta Maior; 2ª feira, 14/11/ 2011)
__________

Na entrevista (leia na íntegra pelo link acima), Nem aparece como crente, gente boa, um primor de pessoa. Ele até gosta da lula, do Beltrame. 
Bom, o Brasil é da lula (e eu nem sabia). E o melhor método de combate ao crime é o PAC.
Esse PAC tinha mesmo que se justificar de alguma forma. Afinal, estatísticas infladas, maquiadas, não conseguiriam justificar a distância entre os números das promessas, da saliva dos palanques e lançamentos dos programas de "papel e confete", dos registros em cartórios, para o que se vê efetivamente construído no país.
E "pera lá", vamos combinar, Nem da Rocinha é fonte idônea. Ora, ele até gosta da lula !?!?
Pois bem, para o combate ao tráfico: PAC.
Para estimular o crescimento: invasões dos morros e UPPs. 
E 'Nem da Rocinha' agora é argumento de autoridade, o novo Severino de Aracajú do Auto da Compadecida do morro.
Olha o que disse o "anjo do morro" na entrevista: "Se um filho de pobre fizesse prova do Enem com a mesma chance de um filho de rico, ele não ia para o tráfico."
Ora, ele não iria para o tráfico se não houvesse tráfico, se não houvessem "Nens", se não houvesse a receita que permite corromper o sistema (dizem que o faturamento chegava a 100 milhões por ano e metade ia para a propinagem), se não houvessem os malditos viciadinhos metidinhos a intelectuais esquerdinhas classe média que invadem reitorias e gostam de fumar um baseadinho, tudo isso ostentando uma foto do Mao pra dar alguma "causa" à mais absoluta falta dela. Não iriam para o tráfico caso valores como honestidade ainda pairassem na formação moral nacional, de alto a baixo. Caso "atalhos" e arquétipos de poder e "sucesso" sem esforço, trabalho ou estudo patrocinados nos morros e na politica não tivessem minado tudo. Quem é que não quer ganhar 20 mihões em menos de um ano com "consultorias" ? Ou ainda mais, vendendo pó ou ilusão em palanques?
Faça-me o favor!!!
Só a 'Carta Maior' usaria isso como elogio.

É tão nonsense que me dá vontada de me mudar pra Itália. Lá tem a máfia, eu sei, também sei que a economia anda uma m... mas pelo menos o Berlusconi renunciou. 
Aqui subtraem da inteligência policial e empenho do estado todo o mérito pela operação na Rocinha e "pacificação" dos morros no Rio. E olha que nem gosto do Cabral, mas daí a falar que ele "tá" errado, só se eu fosse do PT e quisesse me apropriar disso também. "Tá" ficando difícil de aguentar.
"Intelequituais" se regozijam com heterodoxias para dar explicações "descoladas". É o zaralho. Citam até Žižek (vide alguns exemplos dessas sandices quando as invasões dos morros começaram no ano passado - Guerra nos morros x Sociologia de biblioteca, Guerra nos morros x Sociologia de biblioteca #2).
(...)
E o Gaudêncio citando Bismarck e dizendo que política não é ciência exata. É claro que não! Os caras não sabem lógica, desconhecem Aristóteles, Boécio, Russell, Whitehead, nem sabem que a menor distância entre dois pontos nem sempre é uma reta porque há mais de uma geometria, não só a euclidiana, tem a geometria riemanniana também... "Isso continua ciência exata mané e sua afirmação portanto está equivocada. Vá ler sobre relatividade, geodésica..."
Desisto.
A hipocrisia é a práxis política. Na verdade seu primado. "Política é uma arte" o escambau. Ou é bonito ver um Zé Dirceu transformando sua cassação e possível condenação no Supremo (dúvido) em ato contra a elite? Que elite meu Deus? Elite é ele, squid e a "cumpanherada". Todos milionários. PC caiu por muito menos. Dirceu é o maior lobista do país, enfronhado com as elites e usando descaradamente a máxima de Lênin: "chame-os do que você é!"
Essa tal "arte" selou um conchavismo nunca visto antes na história "destepaiz".
Elite é o c... Arte é o zaralho.
(...)
Agora, a invasão dos morros e reintegração do controle das áreas ao estado é equação matemática sim. E alguma vontade política. Investimento em polícia e repressão ao crime = redução do crime. Evidente que isso não é estanque e demanda ações subjacentes de longo prazo que ataquem as causas primárias da violência. Mas só depois que a "guerra" estiver vencida, ora bolas. Septicemia é antibiótico meu filho.
O resto é conversinha intelectualóide de imbecis radicais vampiros da plutocracia.
É de perder o juízo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário