domingo, 19 de junho de 2011

"Dis thurber ed"

Como em James Thurber, minha "cegueira" também trouxe um efeito colateral. Ou seria mais uma compensação, como em minha filha, que privada de uma audição "normal" desenvolveu naturalmente uma sensibilidade, um tato e uma percepção visual que são como extensão de seus ouvidos "defeituosos"? Sei lá. Também eu queria criar meu 'Walter Mitty' (na verdade o criei, Valter Mite, porém ainda preso ao casulo, e não sei se algum dia quebrará a casca e andará por si mesmo, com outro nome, talvez), alguém que visse o Brasil que não consigo enxergar. Gostaria do personagem como uma simbiose do Cândido, Snoopy, Gulliver, Francis, além do próprio Mitty. Voltaire, Schulz, Swift, Francis, Thurber, e... eu. Pretensão doentia... levarei comigo ao túmulo.                   

Ainda posso ser pretencioso, porém. Prefiro isso a me turvar ao populismo da moda.
Talvez nunca dê em nada, mais provavelmente, será isso mesmo.
Ainda assim gosto de sofrer dessa espécie de 'Síndrome de Charles Bonnet'[1], alucinado, com visões pessimistas, quase sempre frustrado, furioso com minha cequeira política, intelectual, puto com o que leio nos jornais, blogs. Não tenho dúvida de que é sim, "... a irritação do amante rejeitado". Ainda sou "o amante", embora queira sim sumir daqui, ver tudo pelo Google Earth, de longe. Por um tempo... quarentena, desintoxicação.
Alargar perspectivas nos possibilitariam o que Voltaire sugeriu para a análise filosófica, a transcendência, o rompimento do cordão umbilical para a análise externa, sem a influência do meio.
Não seria difícil.

(...)

Li há algum tempo num blog uma crítica sobre "As Viagens de Gulliver", com Jack Black. Vi o filme ontem, em casa. Comédia infantil. O ator, quase um retardado.
Não esperava uma crítica positiva sobre o filme de onde ela veio. Influenciou-me a pegar o filme na locadora e gastar tempo e dinheiro com um divertimento pífio.
Talvez a recomendação tenha sido deliberada, uma Inquisição a livros e autores como Swift, que obviamente não prestam à causa "fabiana" dessa revoluçãozinha burocrática/progressista em curso. O filme é um escárnio ao livro. Uma m...
Perdi o respeito... de novo. Não leio mais o blog.
Esse progressismo ainda vai acabar por neutralizar definitivamente qualquer possibilidade de vida inteligente. Serão todos, então, militantes de torcidas organizadas.

Até lá, quero me mudar pra Marte. Ou Vênus. De volta às minhas alucinações... imune!
__________________________
[1] Charles Bonnet syndrome (CBS) is a condition that causes patients with visual loss to have complex visual hallucinations, first described by Charles Bonnet in 1760 and first introduced into English-speaking psychiatry in 1982. (Fonte: Wikipédia)

Imagem: James Thurber

Nenhum comentário:

Postar um comentário