domingo, 8 de maio de 2011

Quincy Magoo da Silva

De um blog 'PIG chapa branca' (leia-se blog do PH, patrocinado por estatais):
“Lula ganhará US$ 500 mil da LG para dar palestra na Coréia”
“Se confirmar a presença (sic) ele ultrapassará o primeiro milhão de dólares em quatro meses fora do Governo”.

Primeiro: squid nunca deixou o Governo.
Segundo: alguém chamá-lo para uma palestra na Coréia mais cheira a lobby e tráfico de influência que... seja lá o que for "palestrar".
Terceiro: o Brasil de um partido - que desempenha o papel da elite política/econômica mas ainda permanece travestido na pele do cordeiro com seus Delúbios, Zés, Falcões, etc. - não me parece exatamente a visão do paraíso.
Quarto: inoperância e ineficiência, propaganda mais assistencialismo e o uso político da máquina estatal, mais cedo ou mais tarde cobrarão seu preço ao país.

No entanto, um baixinho com a linguagem do povão e a barba grisalha escanhoada (paz e amor) tornou-se o pai dos tolos. Muitos "intelequituais" o idolatram. Afinal, carisma e capacidade de sedução política nunca lhe faltaram. Nem assessoria. Só cultura.
Poderíamos até imaginá-lo como um Don Juan: "(...) De acordo com uns, um mulherengo barato, concupiscente, cruel sedutor que buscava apenas a conquista e o sexo (ou o poder). Para outros, porém, ele efetivamente amava as mulheres que conquistava, e era verdadeiramente capaz de encontrar sua beleza interior.
PS As versões primitivas da lenda sempre o retratam como no primeiro caso." (Fonte: Wikipédia. Notas adicionadas por mim em itálico).

Todavia, pessoalmente vejo-o mais como um Magoo.
Não tem uma compreensão clara a respeito de economia, diplomacia ou acerca de mais da metade das coisas sobre as coisas emite levianamente sua opinião molústica e, no entanto, cativa seguidores e acólitos como um encantador de animais.
'Quincy Magoo (ou simplesmente Mr. Magoo) é um personagem de desenho animado criado no estúdio de animação da UPA em 1949. Dublado por Jim Backus, Quincy Magoo é um aposentado (squid recebe a APOSENTADORIA DE ANISTIADOS), rico (como squid), de curta estatura que se mete em uma série de situações complicadas, como resultado de sua miopia, agravadas pela sua recusa obstinada em admitir o problema (alguma semelhança?). No entanto, através de  estranhos golpes de sorte, a situação parece sempre trabalhar por conta própria para ele, deixando-o não pior do que antes (nota alguma semelhança?).
As pessoas afetadas (ou animais), por isso, tendem a pensar que ele é um lunático(ou presidente), em vez de ser míope. Nos desenhos animados mais tarde, ele também é ator e, geralmente, competente, exceto por sua deficiência visual (assista à propaganda oficial. Ele merece um Oscar)'
(Fonte: Wikipédia. Os grifos são meus).

US$500K... e nem precisa participar da Fazenda ou do BBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário