segunda-feira, 4 de abril de 2011

Minidicionário nada aleatório

Blogs progressistas(?!), contrainformação, socialismo fabiano, Gramsci, Ministério da Verdade, Goebbels, Chomsky...

Progressista - adj. e s.m. e s.f. Que, ou pessoa que tem idéias políticas e sociais avançadas.
Favorável ao progresso; que não é conservador ou reacionário.

Contrainformação - s.f. Conjunto de recursos que visam observar e neutralizar os serviços de informação do campo inimigo. 

PS Hoje em dia 'progressista' é o mesmo que fazer 'contrainformação'. Mas se a oposição vencer as próximas eleições, bem... o progressista de hoje passa a ser o reacionário de amanhã e o reacionário de hoje o progressista de amanhã.
Nenhum compromisso com a informação, de fato. Tudo manipulação para manutenção ou tomada do poder.
Mundo fascinante, não é mesmo?

Socialismo fabiano - nome atribuído ao movimento intelectual criado pela organização britânica "Sociedade Fabiana" no fim do século XIX cujo objetivo era a busca dos ideais socialistas por meios graduais e reformistas, em contraste com os meios revolucionários propostos pelo marxismo e Socialização fascista. No poder, os fabianos dão uma maquiada na economia capitalista enquanto fomentam por canais aparentemente neutros a disseminação de idéias socialistas, promovem a intromissão da burocracia em todos os setores da vida (não necessariamente os econômicos) e subsidiam a recuperação do socialismo revolucionário. Quando este está de novo pronto para a briga, eles saem de cena envergando o rótulo de “direitistas”, que lhes permitirá um eventual retorno ao poder como salvadores da pátria se os capitalistas voltarem a achar que precisam deles para deter a ascensão do marxismo revolucionário. Então novamente eles fingirão salvar a pátria enquanto salvam, por baixo do pano, o socialismo.

Gramsci disse quase a mesma coisa através dos 32 Cadernos do Cárcere, 2.848 páginas que - a princípio - não eram destinados à publicação. Trazem reflexões e anotações do tempo em que esteve preso, que começou no dia 8 de Fevereiro de 1929 e terminou em Agosto de 1935. A única diferença é que ele era italiano.

Ministério da Verdade - no livro 1984, de George Orwell, o Ministério da Verdade (em Novilíngua, Miniver) é um dos quatro ministérios que compõem o governo da Oceania. Analogamente aos demais ministérios (Ministério do Amor, Ministério da Fartura, Ministério da Paz), o seu objetivo é exatamente o oposto da Verdade: este ministério é diretamente responsável pela falsificação da história. Em Novilíngua, porém, o nome é apropriado, já que "verdade" é aquilo que o Estado quer que seja verdade.

Goebbels - Paul Joseph Goebbels (Mönchengladbach, 29 de outubro de 1897 — Berlim, 1 de maio de 1945) foi o ministro do Povo, Alegria e da Propaganda de Adolf Hitler (Propagandaminister) na Alemanha Nazista, exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação.  É considerado o dono da célebre frase "uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade".

Chomsky - Em A Manipulação do Público, livro escrito em conjunto por Edward S. Herman, os autores exploram este tema em profundidade e apresentam o seu modelo da propaganda nos meios de comunicação com numerosos estudos de caso extremamente detalhados para demonstrar seu funcionamento. Para uma análise completa deste modelo veja 'Teoria da Propaganda' de Chosmky e Herman.

"(...) luta pela democratização das Comunicações, pela construção de uma nova mídia – plural e colaborativa – e por um País justo e democrático"(?!?!?!).

Só podem estar de brincadeira!!! Baboseira retórica sem nenhum sentido prático. Mais fácil acreditar no coelhinho da páscoa.
Melhor mesmo é voltar aos livros e aos estudos... solitariamente. "Livre pensar é só pensar."[1]

Anarquizemos:
"O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. E o comunismo é exatamente o contrário."[1]
"Tudo é tudo e nada é nada."[2]
___________________
Fontes: dicionário online de português (http://www.dicio.com.br/), Wikipédia.
[1] Millôr
[2] Tim Maia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário