sábado, 23 de abril de 2011

New York - "pictures at an exhibition"

Nova Iorque é o fetiche de todo viajante ou "turista acidental". Famosos, ricos e novos ricos brasileiros estão sempre dizendo isso ou aquilo de Nova Iorque, elevando a cidade assim a uma espécie de Olimpo cosmopolita.
Até Ivete Sangalo trouxe um monte de brasileiros - direto do Brasil - à Nova Iorque para assistir (quase) ao mesmo show que ela faz em qualquer cidadezinha brasileira que se atreva a pagar seu modesto cachê. Acho que só tinha mais plumas e paetês... e famosos, é claro.
Mas em Nova Iorque o show foi no Madison Square Garden. Nome pomposo, suscita a oitava maravilha do mundo na cabeça dos deslumbrados.
Estive lá. 34th com a 7th. Na verdade, a arena fica na 32th com a 7th mas pode ser vista de onde estava naquele dia, esperando um ônibus para voltar à Washington depois de um dia inteiro andando New York, New York.
Já o Madison... bem, tirando o fato de ser enorme e ter servido de ninho para os ovos do Godzilla, não me entusiasmou. Não... pelo menos todas as vezes que tentava imaginar o que teria feito Ivete para instigar a vinda dos brasileiros a Nova Iorque para assistir a seu show.
Ainda prefiro o ninho do Godzilla e Matthew Broderick bancando o Dr. Tatopoulos.
Há muito exagero em tudo o que os outros dizem.

Nova Iorque é legal. Ruas matematicamente esquadrinhadas, lógica perfeita até para o mais estulto dos estultos. Até eu não me perdi por lá. Quase...
E come-se muito bem e barato no Whole Foods da Columbus Circle, by the way.

Da onde esses americanos tiram tanta simplicidade, tanta singeleza? "Porcos capitalistas..."
Porque todos querem se mudar pra Nova Iorque? Ou para os US? "Imperialistas".

Não tenho a menor dúvida de que os maiores críticos do império são exatamente os que não abdicariam da chance de ver um novo show na Broadway, trazer uma muambazinha de Miami (com passaporte diplomático, de preferência), dar uma esquiadazinha em Aspen, tirar uma foto ao lado de um famoso em Los Angeles na frente de uma loja não menos famosa da Rodeo Drive.
(...)
Voltei de Houston uma vez no mesmo voo que nosso Ministro dos Esportes Orlando Silva, do PCdoB. Não me pareceu em viagem oficial (não vinha acompanhado de assessor algum. Se vinha, o coitado foi alojado em seu devido lugar, provavelmente na classe econômica. Afinal, até para os comunistas tem uns mais comuns que os outros). Quanto ao asco do império, não pude notá-lo.
Caso não tivesse as regalias do passaporte diplomático, gostaria é de ver o que trouxera na bagagem.

Mas voltando à Nova Iorque, a cidade é legal. Central Park, Soho, Times Square, Grand Central e o Ambassador Theather onde assisti ao Musical 'Chicago' valeram a pena. Me rendi aos musicais da Broadway. 'Chicago' é fantástico.
Já Claudia Raia... sei não.

Não iria a NYC para um show da Ivete no Madison. Nem ao Rio pra ver a Claudia dançando um musical.
Mas com certeza gastaria meu tempo com prazer em outras amenidades novaiorquinas. Mais musicais da Broadway, os bares de jazz - que nem pude conhecer, diga-se de passagem - os segredos escondidos da cidade, do Central Park.
Depois, antes de ir embora, voltaria a Times Square, mesmo com chuva, até mesmo por ela, para a última foto na Broadway.
No final, estou mesmo mais pra Gene Kelly que pra sangalo e raia.

"Singing in the rain..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário