domingo, 18 de setembro de 2011

A teoria da relatividade... da verdade ideológica

Universidades em greve há meses.
No passado, greves eram a expressão máxima da reinvidicação de "classes oprimidas" pelo arrocho, pela exploração e "blá blá blá".
Agora, Squid chama de irresponsabilidade e execra todas as que forem contra eles. Vaias então... só se servirem a seus propósitos.
Já Haddad disse : "Infelizmente, a direita conservadora conta com o apoio da esquerda conservadora para evitar o progresso do nosso País". Hilário. E triste. Bastam alguns segundos para depurar a mensagem do incompetente Ministro da Educação inventado por Squid e "marketado" pelo "PiG chapa branca" do PH: quem não está conosco está contra nós... ou é reacionário, conservador, direitista, ou o diabo que o parta... Até a esquerda ganhou uma pecha agora. Haddad inventou a "esquerda conservadora" (sic).
E eu e minha mania de querer alguma lógica: ou é ou não é. Essa multiciplidade de conceitos e valores tomando a direção mais apropriada diante das circustâncias me lembra mais o código de ética da "cosa nostra".

É modus operandi das ditaduras e totalitarismos o uso indiscriminado da mentira e da erística. A verdade é apenas tudo o que os partidários do poder desejam, e para isso técnicas como desqualificar (até a já desqualificada esquerda nacional, vejam vocês) o adversário insuflando a "macaquice" da turba é só um aperitivo. Refutar acusações com provas?!?! Nunca. Provar inocência?!?! Jamais. Afinal, como diria Groucho Marx, "você prefere acreditar em mim ou em seus próprios olhos?" Mais fácil usar de "rótulos odiosos" e chamar de moralistas, conservadores, direitistas (e até de "esquerdistas conservadores" agora) todos os que não caminharem do lado (como cães de guarda), a despeito de seja lá qual for o descalabro. Ademais, provar como??? Seria como tentar justificar o injustificável. Melhor partir para o ataque e transformar o vilão em vítima ou a vítima em vilão. No mais é contar com a rede de "togas amigas".
Nesse ponto, a "democracia" petista dá arrepios até na ditadura militar. Vide a atuação da Marta Suplício substituindo o presidente do Senado (me recuso a repetir aquele nome) numa sessão plenária de interesse do governo: é goela abaixo mesmo! Dane-se o regimento interno. Regras o escambau!

A turma decorou de trás pra frente as teorias de Gramsci e Althusser (AIEs, principalmente) e plantaram "cumpanheros" na burocracia estatal a ponto de muito em breve controlarem tudo (mais alguma investigação da PF contra o PT desde a época do Ministro Tarso Genro? No STF, parece "tudo dominado": o mensalão "nunca existiu" e Zé e trupe ainda acabarão condecorados por serviços prestados à pátria. A propósito, o STJ anulou as provas colhidas pela PF que investigava suspeitas de crimes cometidos pela família do rei do Senado, Sir Ney do Brejal. E o Palocci? E o Alfredo Nascimento? Wagner Rossi? Pedro Novais? E por ai vai...)
Não vejo mais independência das instituições. Tudo tende a ser o mesmo "balaio de gatos" orquestrado pela batuta político-partidária interesseira dos donos do poder, que aliás querem se perpetuar lá pra sempre.

Democracia costumava ser exatamente a possibilidade de alternância no poder. E alguns ainda acham que pra ser ditadura tem que ter farda. As sem farda costumam ser ainda mais perniciosas, na medida em que agem na surdina, sem freios ou limitações morais. Vale tudo meu caro, tudo, às escuras... tanto pior.
Que o digam Celso Daniel e Toninho do PT, em alguma sessão espírita por ai.
Óbvio, direito de voz sem censura caso o babalorixá não seja mais um militante com carteirinha do partido. Porque se for, os desafortunados fantasmas estarão fadados a pagar pelo "malfeito" dos quais "são os únicos culpados".
Ainda que mortinhos da Silva, ou "fantasmagoricamente" por isso mesmo.

2 comentários:

  1. Parabêns pelo blog, acessei-o pela primeira vez pra fazer um trabalho de literatura e desde então viciei. Curti muito como escreve, e as suas reflexões são ótimas. Estou relendo todos os post's um por um, e está sendo ótimo e acrescentador para a minha construção pessoal.

    Enfim, só queria resgistrar aqui o que tu já deve saber a tempos, que o seu blog é um dos de maior qualidade que se encontra hoje na rede, na minha humilde oponião.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Renan. Sempre achei que postava apenas para um estreito grupo de amigos e familiares, além de para mim mesmo. Bom saber que tem mais alguém por ai lendo minhas "elucubrações".
    Se boas ou ruins, decisão do leitor, mas continue postando comentários.
    Abraço.
    Strategos Aristides

    ResponderExcluir