terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nem tudo que reluz ... dá em Francisco

Alguns tiveram verdadeira “ereção” ideológica quando do lançamento do livro do Amaury Ribeiro Jr., ‘A Privataria Tucana’.
Não usarei aqui do sujo argumento ad hominem para desqualificar o livro falando do caráter do autor (embora pessoalmente leve esse aspecto moral em conta, confesso, tanto quanto que Ricardo Amaral era assessor da campanha de Dilma e ex-funcionário da Casa Civil e escreveu ‘A Vida quer é coragem’. Porém, lerei ambos, pois não sou ideologicamente encabrestado), porque se existem fatos, e isso ainda não sei, contra eles não deveriam haver argumentos. Sejam eles quais forem.

Não obstante, para qualquer pessoa que não esteja sob a hipnose do espectro ideológico (eu não acredito em duendes... nem na Marilena Chauí), fatos têm que vir com comprovação. “Nem tudo que reluz é ouro” mas “pau que dá em Chico dá em Francisco” - ou pelo menos deveria. O livro tem que ser lido mas os fatos - mais importante -, comprovados.

Escândalos que até hoje deram em nada tais como o mensalão, Renan Calheiros, atos secretos, Erenice Guerra, Agnelo, Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi, Pedro Novais, Orlando, Luppi e agora Pimentel, só para citar alguns porque a lista é grande, tiveram comprovação suficiente pra encarcerar todos os envolvidos. Pelo menos “quando eu era criança pequena lá em Barbacena” isso tudo era roubo. Caso fosse comigo ou com você, seríamos hoje, provavelmente, companheiros de cela. Todavia, para um Sarney, para um Zé Dirceu, etc., isso parece ser nada mais que uma “intercorrência”, algo como uma infecção intestinal depois de umas ostras suspeitas na praia. Esses tais continuam passeando por ai fantasiados de intelectuais ou heróis do povo brasileiro, embora não convençam nem meu cachorro york. Só esperam a poeira baixar e reconstroem a história como o Ministério da Verdade de Orwell. Como diria Groucho Marx, “include me out" of this.

Como a tática atual é só a da manutenção no poder - avalizada pelo caráter de torcidas organizadas dos ditos “militantes engajados” -, subjugar o adversário custe o que custar traz a sujeira à tona, tornando as maracutaias dos bastidores do poder “quase” públicas.
Eu cá acho isso ÓTIMO. Poderia até mesmo citar um artigo brilhante do tão odiado Mainardi (outra tolice esquerdista. Gostar não precisa... mas querer calar, matar é demais, ou você prefere o estilo de um PH, um Emir Sader, um Quartim de Moraes? Eu até leio, mas entre um e outros, nem preciso dizer qual sabe escrever e quais não sabem), onde então discorria sobre os escândalos Collor, Pitta/Maluf, lembrando que o estopim fora sempre uma briga doméstica e, só assim, nós, pobres mortais, ficávamos sabendo das coisas. Eu quero mesmo é saber o que os donos do país, das “capitanias hereditárias” do erário público andam fazendo com o meu dinheiro, esse sim, conquistado sem nenhum pistolão, jeitinho ou ajuda alheia.
Se pra isso vir a público dependemos da ira oportunista de alguns Robertos Jeffersons, Francenildos, PMs putos com a pequena fatia do butim, realmente não interessa. “Faça-se a luz...” Sé é isso é que é o “PiG”, eu quero é ver todos os porcos desse chiqueiro!

No passado, um tal Zé D. teve lá sua função: era o MAIOR achador de “caca” e criador de CPIs contra a corrupção no país, com fartura de documentação (se verdadeira ou falsa, só Deus sabe). Agora a mesma esquerdopatia que achava aquilo lindo chama isso de “moralismo udenista”. Pior, está engalfinhada até o pescoço nesse mar de lama.
Meu Deus!?!? Que lógica é essa?

Quando se trata de uma torcida, como a do meu famigerado galo, é claro o traço de irracionalidade. Aliás, você consideraria alguém que continuasse torcendo para um time depois de um humilhante 6 x 1 para o arqui-rival em seu juízo perfeito?
Pois é. Mas futebol é fanatismo mesmo, e eu sou é galo sim meu irmão!!! Nem vem que não tem!
Mas com política?!?!

Olhem aqui, vala comum para os picaretas comprovadamente pegos em maracutaias de “consultorias”, ONGs ou malversação aberta mesmo. “Pau que dá em Chico tem que dá em Francisco”.
Querem ter orgasmo com a revelação de escândalos do outro lado (por que não estou surpreso?), sem problema. É legítimo.
Mas só uma observação: quando for contra os “cumpanheros” continua sendo “moralismo udenista”??? Só vale se for contra inimigos?

Vou pedir uma coisa: COERÊNCIA!!! É pedir demais???
A m... feita por alguém não pode ser justificada pela m... feita pelo oponente. Até onde sei, existem leis, ou não? A justiça deveria ser cega (imparcial) e atemporal. Que me conste a roubalheira feita por um não serve de jurisprudência ou súmula vinculante para justificar a roubalheira feita por outro. Se for assim, definitivamente estamos “quase” chegando ao fundo do poço.
Esse relativismo moral utilizado como substrato do fanatismo ideológico é coisa de fdp mal intencionado, otário, ou inocente útil.
Querem se regozijar ao ler ‘A Privataria Tucana’, ‘A vida quer é coragem’? Nada mais natural.
Mas leiam também ‘O Que Sei de Lula’, ‘O País dos Petralhas’ e parem com essa subjetividade de julgar somente sob o crivo de sua coloração ideológica. Essa lógica é de matar. Tão irracional quanto torcer para um time de futebol, mas com muito mais riscos, a posteriori.
É com essa espécie de fanatismo que o homem sempre pavimentou o caminho para o inferno, como dizia Hannah Arendt acerca dos regimes totalitários.

Caso o tucanato tenha mesmo feito a “privataria”, cadeia neles. DESDE que sejam companheiros de cela de Zé D., Delúbio, Palocci, R. Calheiros, Sir Ney, Erenice War, Agnelo, Alfred Nascimento, W. Rossi, P. Novais, Orlando, Luppi... numa prisão de segurança máxima, devidamente segregados dos Nens, Fernandinhos Beira-Mar, Marcolas e sem direito a visitas de ex-presidentes, presidentes de estatais, Ministros de Estado, executivos de empresas privadas, etc.
Essa turma conspirando junta não daria boa coisa e nós já levamos “fumo” suficiente deixando pelo menos um terço de tudo o que produzimos e ganhamos nas mãos dessa trupe de iluminados.
Parafraseando o Prof. Raimundo do Chico: “e a saúde, ohhhh!?!? E a segurança, ohhhh!?!? E o transporte público, ohhhh!?!?”

P.S.  Entendo que haja um preço a pagar pela democracia, ainda o melhor regime que temos (vide frase de Churchill abaixo). Todavia, a independência entre poderes deveria garantir o espírito republicano como o fiel da balança no caso de desmandos de um poder, isoladamente.
Preocupante que tudo pareça ter virado o mesmo "balaio de gatos", com esse aparelhamento partidário. É contra isso que deveríamos insurgir. Nas urnas.
O dia em que o tal “PiG” inventado pelo PHA acabar então, acabou-se a contraposição de forças. Porque 'A Teoria da Propaganda de Chomsky e Herman' continuaria a valer, só que de forma hegemônica, só pra eles. Nunca mais uma notícia contrária, só panegíricos, auto-homenagens, ainda que tão falsas quanto a torpeza da política atual.
Já não temos oposição, agora ser informado apenas pelas “imparciais” carta capital, carta maior, outras cartas e a língua afinada do PH é sem dúvida o pior dos mundos.
Pelo menos pra mim, que não me submeto à catequese ideológica.

Lembrem-se caros: “pau que dá em chico, dá em Francisco.”

Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.
Winston Churchill

"A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente."
George Bernard Shaw

Nenhum comentário:

Postar um comentário