sábado, 16 de outubro de 2010

De volta a Sodoma e Gomorra

Sceptical Essays de Bertrand Russell foi publicado em 1928. No décimo ensaio, O Recrudescimento do Puritanismo, ele disse:
"A objeção prática ao puritanismo, tal como a qualquer forma de fanatismo, é que ela destaca certos malefícios como sendo tão mais graves que os outros que devem ser suprimidos a qualquer custo. O fanático não consegue reconhecer que a supressão de um mal verdadeiro, caso seja realizada de um modo por demais drástico, produz outros males ainda de maiores proporções."(1)

Nessa altura da campanha eleitoral onde ambos os candidatos "venderam a alma" a essa fatia do eleitorado puritano que subitamente transformou-se no fiel da balança, chegamos ao fundo do poço.
Retoma-se o culto da antiguidade de que "determinados crimes provocam a fúria dos deuses contra as comunidades que os praticam e, portanto, são socialmente nocivos. Esse ponto de vista personifica a história de Sodoma e Gomorra."(1)

Tive preguiça de pesquisar os "scouts" dessa hipocrisia, porém, utilizo os dados de um blog idôneo. Pasmem :
"O que deve ser motivo de reflexão é a realidade estampada corajosamente pelos grandes veículos de comunicação: cerca de 1,1 milhão de abortos clandestinos são feitos todo ano no Brasil; a cada dois dias, uma mulher é morta ao fazer aborto clandestino; pelos dados do SUS, o que faz presumir que o número seja muito maior, são 200 mortes por ano. Isso sem contar as que morrem Brasil afora sem nem sequer virarem estatística. Passaram pela rede pública no ano passado, para fazer curetagem, 184 mil mulheres que abortaram clandestinamente e tiveram complicações; em 12 anos, o SUS fez mais de 3 milhões de curetagens no Brasil. O fato concreto é que uma em cada cinco brasileiras de até 40 anos já abortou e mais de 5 milhões de brasileiras já passaram por este trauma.
É a realidade batendo nas nossas caras e clamando para ser encarada como o que é: um problema, seríssimo, de saúde pública!"(2)

Descriminalização do aborto é, portanto, uma questão de saúde pública, não religiosa.
Mas quem quer que seja que vença essa triste eleição caiu de joelhos perante essa turma fundamentalista e hipócrita.
Pelo menos sob a perspectiva desse tema, a vitória either de squidilma ou do Mr Burns será pírrica pra nós, brasileiros, pobres expectadores dessa wall street política que virou essa eleição.
Oh vida...Oh azar...
____________________________________________
(1) Bertrand Russell, Sceptical Essays -1928. 
(2) http://rudaricci.blogspot.com/2010/10/o-mais-importante-artigo-deste-segundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário