quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Estatuto do Torcedor

Depois de ver o noticiário de ontem com as cenas do tumulto na caminhada do Serra pelo Rio, pensei mesmo que deveríamos implementar ‘O Estatuto do Torcedor’ para essa militância política acéfala  (de ambos os lados) aqui “desse nosso sítio”.

Eis então que me deparo agora (sem nenhuma surpresa, though) com os comentários sempre sensatos de vossa excelência, Squid, no UOL. Reproduzo um trecho: "Primeiro bateu uma bola de papel na cabeça do candidato, ele nem deu toque para a bola, olhou para o chão e continuou andando. Vinte minutos depois esse cidadão recebe um telefonema, deve ser o diretor de produção dele que orientou que ele tinha que criar um factoide, deve ter lembrado do jogo do Chile com o Brasil". Puro deleite. Quase saltei do sétimo andar, tal meu grau de satisfação.

Diante de tantas analogias molústicas, futebolísticas, venho dizendo há tempos que isso não é mais embate político, é futebol (http://strategosaristides.blogspot.com/2010/10/meu-caro-amigo.html). Militância política é torcida, com a mesma “fé cega, faca amolada” dos sectários e fanáticos em geral.
Em artigo anterior, inclusive, vislumbrei Squid como o novo técnico da Seleção Brasileira num cenário apocalíptico onde o estado de direito fora surrupiado pelo unipartidarismo bolivariano de líderes como Chávez e Squid (http://strategosaristides.blogspot.com/2010/07/diplomacia-69_23.html).
Pra alguém despudorado ao emitir comentários inconsequentes – a despeito de sua posição - sobre qualquer assunto, embasados tão somente pela sua farta "incultura", "deserudição" e "desperspectiva" econômica, filosófica, literária; para alguém acostumado a zombar das leis e instituições e subverter tudo a decisões pessoais desconsiderando a Constituição com a confiança indefectível em seu ego e popularidade, como se estivéssemos todos num bar numa discussão entre desafetos, melhor seria estender de vez a Lei 10.671/03 (conhecida como ‘Estatuto do Torcedor’) - de autoria do Poder Executivo e sancionada no Governo “da” Lula, em 15 de maio de 2003 - aos partidos políticos e seus marionetes "desmilitantes".

Para essa lei, é garantido o entendimento de Squid. Pelo menos foi ele quem sancionou.
Talvez ele até cumpra (se o time dele estiver ganhando).

Afinal, vossa excelência sabe - com certeza - cantar aquela musiquinha:
“Aqui tem um bando de louco
Louco por ti “Curinthia”
Aqueles que acham que é pouco
Eu vivo por ti Curinthia (...)”.[1] 
___________________________________
[1] Bando de Louco - Composição: Gaviões da Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário