terça-feira, 26 de outubro de 2010

Game over

Nessa reta final estou me afogando do mesmo assunto. Para onde me volto é aborto, fundamentalismo, caso Erenice, quebra de sigilo, Paulo Preto, "luladas" e toda a sorte de sujeira e banalidade que se possa imaginar. Não sei porque alguns ainda mantêm o otimismo. Será que perdi alguma coisa?
Tá muito ruim... Ruim demais!

(...)

Vi Tropa de Elite 2, logo após seu lançamento. Quatro dias de depressão.
Agora na televisão me deparo com Cidade dos Homens.

Depois do filme, já deprimido, zapeando, caio no fosso da Record com o debate. "Valha-me Deus Nossa Senhora". Isso é o fim do mundo? O Apocalipse?

Nosso cinema hoje em dia é absurdamente verossímil, uma catarse. Os filmes não impactam mais pela ficção, mas sim pela crueza. Um murro no estômago. Será que estive hibernando por tanto tempo?
Mas o debate me fez mais mal ainda. What the hell is that? Tive enjoo. Troquei de canal. Mas vide artigo do UOL:
"(...) o espectador não vai perceber que a resposta de Serra sobre Erenice Guerra ocorreu em resposta a uma questão sobre banda larga, nem que Dilma está falando sobre Paulo Preto em resposta a uma pergunta sobre a Petrobras."
Isso não é nem conversa de bêbado. É marketing político, partido empresa. Ideias? O país? Debate??? Debate???

(...)

Um dia idolatrei Woodstock. Quis ser hippie...mas cheguei atrasado. Tenho 44.
Já fantasiei a política e acreditei no socialismo inevitável. Só no conceito, porque nunca li Engels ou Marx. Mas usei camisa da feira hippie, gostei dos posteres do Che e participei do Centro de Estudos de Matemática, na Federal ("tava" mesmo hibernando).
Como todo adolescente universitário, quis mudar o mundo... com uma foice e um martelo. Atrasado de novo. Já vivíamos a revolução da informação, a Perestroika e, ninguém usava mais foice e martelo (nem no campo). Stalin já havia matado o comunismo (e muita, muita gente), assustado o socialismo e criado o Stalinismo com o Holodomor e o Grande Expurgo, pavimentado assim, como diria Hannah Arendt, "o caminho para o inferno". Estava eu de novo atrasado, e mal informado, nos meus 19 anos (hibernando de novo).

Tivemos a redemocratização, a constituição de 88, os escândalos do Sarney, do Paulo César, o impeachment.

Continuamos a ter escândalos. Do Renan, do Sarney, do PT...Todo dia.

É... 3:16AM. Melhor mesmo é ir dormir...
E torcer (dessa vez conscientemente) pra acordar só daqui a uns 4 anos.
"Me tira o tubo..."(1)

________________________________________________________
(1) "O amigo do João", personagem do Jô Soares no Viva o Gordo - 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário