sábado, 22 de janeiro de 2011

Antinomias

Paradoxo de Russell
M é o conjunto de todos os conjuntos que não pertencem a si próprios.
M pertence a si próprio?
Se M є M, então M pertence a um conjunto que contém a si mesmo, o que está em contradição com a definição de M.
Se M, então nem todos conjuntos que não pertencem a si mesmos pertencem a M, o que também está em contradição com a definição de M.

(...)

Um dia soube cálculo proposicional. O Cícero, fascinado com os fundamentos da matemática e os trabalhos de Russell e Wittgenstein na Lógica me ensinou.
Esqueci, depois de mais de 20 anos.

O paradoxo acima iniciou a "crise dos fundamentos" da Matemática do século XX.
Cícero divagou sobre o assunto num artigo para o Estado de Minas em 1998 (http://www.gregosetroianos.mat.br/Reports/EM.htm).
Algum tempo se passou. Não sei mais a quantas anda a matemática e a busca pela redução aos fundamentos.

Na física o modelo padrão foi "ajustado" com a "energia escura" em 1998. Em 2004, David Gross, David Politzer e Frank Wilczek receberam o prêmio Nobel pela teoria que explica uma propriedade bizarra dos quarks (quando a distância entre dois quarks diminui, sua interação fica paradoxalmente cada vez mais fraca) conhecida como liberdade assintótica.
Em física teorias são revisadas às pressas, parâmetros são reajustados todas as vezes que um experimento mostra algo divergente do proposto na teoria.
Experimentos podem confirmar uma teoria, mas não refutá-la.
Mas a 'teoria unificada' continua ainda um sonho.

(...)

Século XXI. As lacunas sobre a origem do universo foram espremidas e a cosmologia tem uma compreensão bastante razoável sobre nossa origem. Deus, teimoso, ainda habita tais lacunas, embora cada vez mais desconfortável.

A fé é mesmo cega... e a faca amolada.
O paradoxo aqui é porque Waldemiros, Soares, Malafaias, Macedos, Marcelos, conseguem expoliar tanto, oferecendo nada???
É um show de horrores improvável que vai desde a venda de milagres à irascibilidade e coerção direta. 

(...)

A matemática possibilitou a equação de Dirac, que introduziu teoricamente o conceito de antipartícula, confirmado experimentalmente pela descoberta em 1932 do pósitron.
As pesquisas com plasma na física possibilitaram a utilização de filtros a plasma com eliminação de 90% de gases poluentes de veículos automotores.
No começo de 2005, o sucesso da venda dos televisores de plasma, em função da altíssima resolução que possuem (HDTV), tornou a tecnologia atrativa e economicamente importante.

Agora você pode ver os "paralíticos andarem", os "cegos enxergarem" nos cultos dos "apóstolos". Tudo em high definition, na sua TV de plasma.
Santa... ciência!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário