quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tecla SAP "de cabra homi"

Teclar do computador do lobby de um hotel numa cidade do Texas tem seus percalcos. Esqueca os acentos, o C cedilha e outras cositas mas (não consegui configurar o 'regional settings' aqui).
Mas nao importa em qual ordem as letras de uma palavra estao, a unica coisa importante e que a primeira e a ultima letras estejam no lugar certo. O resto o cerebro decodifica e voce pode ler sem problema. Isto acontece porque nao lemos a letra isolada, mas a palavra como um todo.

Esperimente isso: fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Surpreendente. Depois de alguns segundos o cerebro encontra a chave para decodificar o texto.

(...)

Tal capacidade seria particularmente útil caso pudesse também ser usada na fala, o que infelizmente não é o caso.
Imagine você com a cerveja e o pratinho de azeitonas (Grand Cru e camembert para os chics) devidamente preparado para assistir Atlético x Cruzeiro (Flamengo x Vasco, Inter x Grêmio...), confortavelmente encaixado no sofá em frente à TV a dois minutos do apito inicial quando sua mulher chega da rua com algo urgente a dizer...

Essa tal "vamos discutir a relação" funciona bem só no 'Saia Justa' da GNT. E só lá, quando tinha a Young, a Luana Piovani - fazendo pinta de intelectual -, a Waldvogel (essa ainda tem) e a Betty Lago, que um dia proferiu a pérola que me remete ao sonho de que nosso cérebro pudesse fazer com a fala o que faz com os signos:
"- É balela quem diz que não pode haver casamento sem sexo."
Pode até ser. Talvez até seja verdade pra ela, caso tenha se casado com um estilista, cabelereiro baitola ou peroba genérico mesmo. Ou às vezes casou-se com o irmão da amada, pra não dar na cara.
O resto é só falta... e frustração. Muita.

Bom, mas voltando à vaca fria, imagine então que o discurso de sua esposa - exatamente no momento em que o jogo pegava fogo com o ataque do Galo botando na roda o timeco do Cruzeiro - toma ares de gravidade, digna de atenção.
Se pudéssemos depurar somente pela primeira e última palavras proferidas o discurso inteiro, perderíamos somente alguns segundos fingindo atenção. Depois era olho na bola rolando de novo.

Fato é que determinadas coisas são somente o que são: "homem é homem, menino é menino, politico é politico e baitola é baitola"[1].
Melhor que essa só o Tim Maia no programa do Jô:
"-Tudo é tudo... e nada é nada."

Anyway, alguns assuntos não merecem ser tão complicados. Não precisamos ser mulheres para sermos sensíveis. Elas não precisam fazer em pé e de porta aberta para mostrarem alguma dureza. Tá claro pra mim que o trauma do símbolo fálico não é problema nosso.
Melhor é sermos homens e mulheres, cada um na sua. É ai que a diferença faz a força, somados.

Mas pra quem discorda uma sugestão: peçam a volta da Young, Luana e da Betty Lago ao 'Saia Justa'. Anda terrivelmente sem graça menina.
_________________________
[1] Homem é Homem - Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário