sábado, 20 de novembro de 2010

Tô voltando (the inverse stereographic projection of a logarithmic spiral)

A idade deu-me novas perspectivas das coisas. Natural. Nada, nada é mais importante que a família, os amigos, nossa terra, nossa gente, viver, enfim. Simples...
Tô voltando. Cada vez mais perto... de certa forma nunca sai. Sempre estive por lá, em cacos, reminiscências, em minha convicção doentia.

Quase sempre nosso caminho é como a spira mirabilis de Bernoulli. Mas em certo ponto, embora a distância do início continue crescendo em progressão geométrica, nosso caminho passa a se assemelhar a um círculo, cristalizamos.
Então mudamos o rumo, tomamos o caminho da equação da curva inversa[1]... voltamos. A distância do início será cada vez menor. Passamos a ser cada vez mais parecidos com quem criticávamos e, nossos filhos, os passageiros da espiral logarítmica com r crescente. Eles num ponto da curva cada vez mais distante de nós, no centro.
É torcer pra que a lei se repita e haja também para eles um máximo onde as mudanças se aproximam do círculo, mínimas. A partir daí, inevitavelmente, voltarão para perto... de nós.
É isso ou estaremos cada vez mais - lastimavelmente - distantes deles.

(...)

Ponham água no feijão e chamem os amigos. Tô voltando...
_________________
[1] http://mathworld.wolfram.com/LogarithmicSpiralInverseCurve.html
Veja http://bugman123.com/Math/ShadowProjection.m1v e http://bugman123.com/Math/DoubleSpiral.m1v para animações da Logarithmic Spiral.

2 comentários: